Em tempos normais, evitamos falar sobre segurança.
Muitas vezes, vários espaços alimentares negligenciam as boas práticas de higiene e manipulação de alimentos, mantendo o foco principal no faturamento, na venda, no volume de produção. Às vezes, nem o treinamento dos colaboradores é levado a sério.
Não é verdade?
Já sabemos que um comportamento gerencial como esse vai trazer consequências imprevisíveis aos negócios, pois só o tempo vai dizer e manifestar as diferentes ocorrências. Também vai depender do tipo e tamanho do empreendimento.
Contudo, posso garantir que o resultado mais perverso disso tudo é que o desempenho vai cair, o nível de rentabilidade vai desmoronar e, provavelmente, o seu negócio vai deixar de ser viável.
Afinal, o que isso tem a ver com a pandemia do coronavírus?
Bem, agora que as pessoas estão em confinamento doméstico, em isolamento social e temporariamente sem as opções externas de entretenimento, precisarão se alimentar em casa, não é mesmo?
Mas a exigência dos cuidados com procedimentos de higiene e boas práticas são imperativas e necessárias neste momento. Se, durante muito tempo, a negligência dominou esses procedimentos, agora é a hora de repensar tudo, e rapidamente. Isso porque só os negócios organizados estarão preparados para atender, com segurança, toda a demanda que vai acontecer.
Mas agora, o que fazer? Como corrigir rapidamente os procedimentos? Como produzir, vender e distribuir alimento para essa população com restrições de horário?
Estes não são tempos normais. E não estar no controle da situação pode nos fazer sentir completamente desamparados. Isso não é o ideal, pois no ramo de restaurantes e afins, gostamos de estar em ação.
É apenas da nossa natureza. É assim que trabalhamos.
Então, como agimos em uma situação como essa?
Simples: aceitamos que não sejam horários normais e conversamos com nossos clientes e funcionários. Estes clientes precisam saber o quanto você está fazendo para garantir a segurança deles, o quanto está investindo para fornecer o melhor produto e serviço. É hora de investir em conhecimento e estratégias inteligentes.
Chame profissionais com capacitação para orientar as correções emergenciais de produção e atendimento. Organize o serviço de delivery, amplie seu raio de alcance de venda e procure parcerias com plataformas de vendas por aplicativo.
Portanto, você deve contar aos seus clientes tudo o que que está sendo feito nesse momento difícil – seja por e-mail marketing, mídias sociais, seu site e suas mensagens através das ferramentas de comunicação. É um momento de aproximação com os vizinhos residenciais e comerciais da sua comunidade.
Ao falar sobre segurança, seus clientes terão experiências mais positivas com seus restaurantes. Formando a opinião de que poderão utilizar as plataformas de venda remota, e receberão com qualidade alimentar, segurança e agilidade.
E, para a comunidade em geral, se ofereça para ser um porta-voz do setor quando você perguntar à associação de restaurantes local o que eles estão fazendo para promover os restaurantes durante esse período de incerteza.
São tempos de incerteza, mas também tempos de repensar nossos negócios.
E posso garantir que vamos superar tudo em breve, saindo muito mais fortes e resistentes a desafios.
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