A TCHÊ BISTRÔ CONSULTORIA
Em tempos cada vez mais competitivos, é necessária uma visão mais estratégica sobre as operações de negócio no segmento de alimentação e entretenimento. O comportamento do consumidor muda constantemente, seguindo as tendências globais, extremamente conectado, que busca cada vez mais praticidade, mas também exige alimentos e bebidas saudáveis, ingredientes sem conservantes e fornecedores seguros com serviços de qualidade.
Além dos conceitos na concepção de cardápio, carta de bebidas e configuração de serviços, a grande preocupação dos espaços alimentares está na sustentabilidade do empreendimento, exigindo um planejamento complexo, com plano de negócio que contemple todos os setores da empresa: gestão econômica, contratação e capacitação dos recursos humanos, infraestrutura operacional e atualização contínua. Tudo para atender tendências de mercado e necessidades para produzir este ou aquele prato.
Outros exemplos de inovação estão expressos nas leis da vigilância sanitária, que foram evoluindo na medida da necessidade de conservar a qualidade dos alimentos e garantir a saúde humana. Paralelamente a isso, surgiram as autoridades que instituíram as boas práticas, e procedimentos de padronização nos métodos e processos. Os equipamentos continuaram a corrida pelas inovações, passaram por estágios do forno e fogões a lenha para o a gás, para o elétrico, para o micro-ondas, entre outros. Hoje, com a globalização e competitividade, as inovações buscam toda a otimização possível nos métodos e processos, minimizando as perdas e maximizando os lucros e a segurança alimentar. A tecnologia vem substituindo o método tradicional, verticalizando as áreas de produção, reduzindo espaço físico, preservando a qualidade da matéria prima e reduzindo a mão-de-obra, gerando uma nova transformação, que atende novamente as tendências do mercado da alimentação coletiva competitiva.
Esta é a nossa visão em relação a educação empresarial, orientação nos projetos de inovação e estratégias de melhoramento, racionalização dos processos, gestão de pessoas, controles e atualização tecnológica. Estamos atentos às tendências globais, e as necessidades operacionais ideais para cada tipo diferente de negócio. Também recomendamos a observação do clima organizacional, com disciplina positiva e transformadora da cultura organizacional dos empreendimentos. As boas práticas de gestão devem ser os balizadores para o sucesso e melhores indicadores. Sonhar, empreender e gerenciar são as premissas transformadoras e sustentáveis, para que todos os envolvidos sejam vencedores no desafio de servir.
Estamos há quase 20 anos apertando parafusos dos mais diferentes empreendimentos em alimentação, nos especializamos em “dividir experiências e multiplicar resultados”. Esse é nosso mantra de realizações. Acreditamos no processo de educação corporativa e na força de trabalho do brasileiro.
O FUNDADOR
Durante a graduação em gastronomia recebi a primeira oportunidade de prestar consultoria para um restaurante. A situação era desafiadora, em alguns momentos caótica, pela quantidade de problemas que o empreendimento enfrentava naquele momento. Durante o processo, fui convidado para me tornar sócio, recebendo a segunda oportunidade de vivenciar o mundo real de empreender no segmento. Mesmo com a bagagem da vida empresarial pregressa a gastronomia, os desafios eram gigantes.
Contabilizando sucessos e fracassos, o saldo positivo foi a experiência e o aprendizado. Não satisfeito ainda, realizei minha pós graduação em Estratégia e Inovação, transformando a metodologia de trabalho, reforçando com o portfólio de ferramentas e práticas gerenciais muito mais polidas. A partir daí nossa missão de mentor e professor ganhou espaço, e lá se vão quase 20 anos de contribuição com esse mercado que muda constantemente.
Há 14 anos desenvolvi um curso de extensão para diferentes universidades, com diversas edições e turmas, formando empreendedores e gestores mais alinhados com a realidade de mercado e assim surgiu o método G.P.R.A.
Resumindo, sou um cozinheiro apaixonado por gestão e planejamento, onde os indicadores de resultado motivam toda missão de seguir trabalhando.
Entre em contato: (51) 98410-7646 ou através do email consultoria@tbcgastronomia.com.br.